Olá, confira a seguir um resumo das notas desta semana.
NOTA À IMPRENSA Nº 268
Participação do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Cúpula do G7
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, no dia 17 de junho, do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, em Kananaskis, na província de Alberta, a convite do Primeiro-Ministro do Canadá, Mark Carney.
NOTA À IMPRENSA Nº 270
Situação dos brasileiros retidos em Israel
O governo brasileiro está monitorando a situação de brasileiros em Israel, incluindo turistas e autoridades em missão oficial. Desde outubro de 2023, a Embaixada do Brasil desaconselha viagens não essenciais ao país e já evacuou 1.413 cidadãos. Recentemente, com o fechamento do espaço aéreo israelense devido a ataques, 12 autoridades foram retiradas por via terrestre em direção à Jordânia e planejam voltar ao Brasil. Outros 27 devem ser evacuados nos próximos dias. A Embaixada alerta para golpes prometendo passagens de voo e orienta seguir recomendações de segurança locais.
NOTA À IMPRENSA Nº 271
Saída de autoridades brasileiras de Israel
Nesta quarta-feira, 18/6, foi realizada a retirada, por via terrestre em direção à Jordânia, do segundo grupo de autoridades federativas que se encontravam em Israel quando do início dos ataques de Israel ao Irã e o consequente fechamento do espaço aéreo israelense. A evacuação das 27 autoridades convidadas por Israel foi custeada pelo governo israelense, que arcou com o transporte terrestre até a Jordânia e com as passagens aéreas de retorno para o Brasil, além de hospedagem em Amã, se necessário. A operação foi coordenada pelos Ministérios das Relações Exteriores de Israel e Jordânia, com apoio das Embaixadas do Brasil em Amã e Tel Aviv. O primeiro grupo já retornou ao Brasil, e a Embaixada em Tel Aviv recomenda que brasileiros em Israel sigam as instruções de segurança locais e verifiquem atualizações no site da Embaixada. O alerta do Portal Consular adverte contra viagens para Israel e outras áreas de conflito no Oriente Médio.
NOTA À IMPRENSA Nº 271
41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA) e 51ª Comissão Mista Brasil-Alemanha de Cooperação Econômica
Realiza-se, na cidade de Salvador, entre 15 e 17 de junho de 2025, o 41º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), organizado conjuntamente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a entidade alemã homóloga, a Federação da Indústria Alemã (BDI). O lema desta edição é “Novas Parcerias para Negócios Sustentáveis”.
NOTA À IMPRENSA Nº 272
Abertura de mercado na União Econômica Euroasiática para exportação de fármacos de origem animal — Nota Conjunta MRE e MAPA
O governo brasileiro recebeu a confirmação da aceitação do modelo de Certificado Sanitário Internacional pela autoridade sanitária da Rússia, válido para todos os países da União Econômica Euroasiática (UEE). Isso permitirá a exportação de subprodutos de origem animal para a fabricação de extratos farmacêuticos, abrangendo itens como retina bovina e suína, próstata bovina, cartilagem escapular bovina, ovários bovinos e glândulas do timo bovino. Com este avanço, o agronegócio brasileiro totaliza 386 aberturas de mercado desde 2023. A UEE, composta por países como Rússia, Belarus e Cazaquistão, é um mercado emergente com mais de 185 milhões de habitantes, oferecendo oportunidades para diversificação da pauta exportadora do Brasil e alinhamento com a economia circular e a sustentabilidade.
NOTA À IMPRENSA Nº 273
Concessão de agrément ao Embaixador designado do Brasil na Jamaica
O governo brasileiro informa, com satisfação, que o governo da Jamaica concedeu agrément ao Embaixador Manuel Adalberto Carlos Montenegro Lopes da Cruz como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país.
NOTA À IMPRENSA Nº 274
Estabelecimento do Painel Intergovernamental Político Científico sobre Produtos Químicos, Resíduos e Poluição
O governo brasileiro expressou satisfação com a criação do Painel Intergovernamental Político Científico sobre Produtos Químicos, Resíduos e Poluição (ISP-CWP), estabelecido em 20 de junho de 2025, durante a terceira sessão do Grupo de Trabalho Especial de Composição Aberta (OEWG) em Punta del Este, Uruguai. O painel foi criado por consenso e terá a missão de fortalecer a base científica para a gestão de produtos químicos e resíduos e prevenir a poluição, além de elaborar relatórios, promover intercâmbio de conhecimento e apoiar políticas públicas. O Brasil teve papel ativo nas negociações, defendendo um painel inclusivo e baseado no consenso. A criação do ISP-CWP reafirma o multilateralismo ambiental e representa um passo significativo para soluções sustentáveis baseadas na ciência.
NOTA À IMPRENSA Nº 275
Eleição do Brasil para o Comitê da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO - Nota Conjunta MRE e MinC
O Brasil foi eleito, durante a 10ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção para a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, realizada em Paris entre os dias 18 e 20 de junho, para integrar o Comitê Intergovernamental responsável pela implementação da Convenção.